pesca spining

Este blog é destinado aos amantes da pesca com amostras
seja bem vindo.
comente e divulgue,e principalmente respeite,as ideias,ideologias e opinioes de cada um.

domingo, 12 de abril de 2009










Flipping / Pitching / Casting / Finnesse Fishing

TÉCNICAS
Flipping
Consiste num lançamento pendular e curto, entre os três e os seis metros, que permite uma apresentação vertical.
Condições necessárias para se praticar este tipo de pesca:
• Só é possível em “àguas fechadas”, ou seja, àguas em que os achigãs não nos possam ver;• Tem que haver vento a cortar ou a escamar a superfície das àguas;
• Existência de coberturas que nos escondam.
No entanto, há alturas em que o peixe não se encontra colado às coberturas e/ou estruturas e, assim sendo, se não obtivermos resposta ao fim de trinta minutos deveremos pensar que não é o momento do flipping e teremos de nos afastar para tentar encontrá-los.O lançamento, neste tipo de técnica é de grande precisão e executa-se em três movimentos:1. Em primeiro lugar deixamos que a amostra atinja o nível do carreto e abrimos com a mão esquerda toda a linha que pudermos para o lado;2. No segundo movimento, balançamos a amostra como se de um pêndulo se tratasse e fazemos com que ela se desloque para a frente;3. Para finalizar o lançamento, com a mão esquerda a dar linha permitimos que a amostra se afaste até atingir o alvo que previamente tínhamos seleccionado
Com a amostra já na àgua há que manter os olhos na linha logo a seguir ao carreto para facilitar a percepção de um toque, e a mão direita a “ palmar” o carreto, por forma a que pelo menos um dos dedos fique em contacto com a parte da vara que penetra no punho da cana. Se não acontecer nada nos primeiros centímetros de penetração, deveremos elevar e baixar a ponteira da cana, de modo a ser criado um movimento vertical de sobe e desce com algumas variantes pelo meio.
As amostras mais usadas nesta técnica são os jigs com atrelados, ou o empate Texas com anzóis grandes e chumbos presos, para evitar que se separem da minhoca e se prendam. As canas mais usadas são as especialistas e os carretos também. Devem usar-se linhas resistentes e de baixa memória.
Pitching
É um lançamento também pendular e intermédio de sete a dez metros, que permite uma aproximação vertical e uma penetração na estrutura, pelo menos até ao primeiro metro.O pitching torna-se mais fácil que o flipping, no entanto, não o substitui. Há quem intercale as duas técnicas. Se o peixe estiver mais activo, então o pitching torna-se num meio mais prático, mas com menos preparação e precisão.No que concerne ao material, recorre-se a material de casting, isto é, canas com punho de gatilho e carretos de tambor móvel. Existe também no mercado material especializado no que respeita às canas de pitching, no entanto qualquer cana de flipping serve, mesmo as de casting, desde que tenham no mínimo metro e oitenta e uma acção média.Os movimentos que dão origem a este tipo de lançamento são menos que os do flipping, mas mais simples de executar:
1. Primeiro abre-se o carreto e faz-se descer o isco até à base da cana e depois segura-se com a mão disponível, normalmente a esquerda. Este movimento consiste em baixar a ponteira da cana sem largarmos o isco;
2. Seguidamente, erguemos a cana e, aproveitando o movimento resultante, largamos a amostra que seguirá uma trajectória quase paralela à superfície da àgua, sem deixar cair violentamente na àgua.
Depois de fazermos a amostra entrar na àgua, a nossa preocupação deve centrar-se na eventualidade de um ataque. Caso este não ocorra deveremos dar linha que retiramos do carreto para que a amostra desça o suficiente.Esta técnica pose ser praticada quando se pesca na margem e as plataformas são muito importantes para este tipo de pesca, aumentando o comprimento do lançamento. Para as técnicas de pitching, assim como de flipping, um posicionamento correcto é determinante. O ideal é equipar o barco com um motor eléctrico de comando de pé de modo a ter liberdade de movimentos que é também necesária à pesca com os spinnerbaits, buzzbaits e os crankbaits.
O fundamental do sucesso do pitching passa pela suave queda da amostra a uma distância razoável ( sete a dez metros) e a descida quase vertical para uma eficaz penetração na cobertura.
Casting
Não se trata de nenhuma técnica de pesca em especial, mas sim de todo o lançamento que não seja do tipo do flipping ou do pitching. É um lançado ligeiro.Quando lançamos com o material de spinning, muitas das vezes não conseguimos aquela queda suave de que tanto necessitamos, o que se pode fazer é lançar de lado usando dedo indicador para travar a linha do tambor fixo ou mudar de material para o de “casting”.Este tipo de material engloba carretos de tambor móvel e as canas de punho de gatilho. Controlando a queda da amostra com o polegar, a queda será sempre mais suave, mesmo para quem lança por cima da cabeça.
Mas, o ideal é lançar lateralmente de forma a que a amostra esteja sempre mais perto da àgua. Estes lançamentos não são de força mas sim de jeito.
Nos dias em que encontramos àguas limpas, céu limpo e que não haja vento, o ideal será lançarmos a cerca de 15 metros, daí que tenhamos que recorrer ao casting. Se as àguas estiverem mais fechadas, se houver um pouco de vento, poderemos tentar uma aproximação do tipo pitching ou flipping.Quando os peixes estão inactivos, dificilmente os conseguiremos tirar da cobertura se estivermos longe, assim o casting não se aconselha. Os lançamentos mais curtos como o flipping e o pitching funcionarão melhor em peixes inactivos ou neutros, e não deixarão de funcionar se o peixe estiver activo.
Finnesse Fishing
Trata-se de um tipo de pesca precisa e cuidada. Este tipo de pesca surge da necessidade de um sistema de apresentação de amostras mais refinado. Estas técnicas são ideais para condições diversas, mesmo em àguas mais escuras quando a pressão de pesca for elevada. Este tipo de amostras/técnicas deverão ser usadas em àguas muito cristalinas; quando quiser e tiver de pescar muito fundo; quando houver uma grande pressão de pesca; e ainda quando se aperceber que o peixe está muito esquisito com as técnicas mais vulgarmente utilizadas.Relativamente à época do ano, esta é completamente indiferente, nem mesmo a velocidade de queda terá de variar, uma vez que todo o trabalho envolvido é lento.Em finesse fishing a pesca é abordada com amostras pequenas e com linhas de baixo diâmetro.


Flipping / Pitching / Casting / Finnesse Fishing

Sem comentários: