pesca spining

Este blog é destinado aos amantes da pesca com amostras
seja bem vindo.
comente e divulgue,e principalmente respeite,as ideias,ideologias e opinioes de cada um.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Corvos-marinhos do Norte da Europa "invadem" rios de Coimbra

publicado


12:11

15 janeiro '09 TextoCentenas de corvos-marinhos, oriundos do Norte da Europa, invadiram nos últimos dias as zonas húmidas do distrito de Coimbra, surgindo em bandos pela manhã junto aos rios Mondego e Ceira.
Corvos-marinhos do Norte da Europa "invadem" rios de Coimbra
Um investigador da Universidade de Coimbra (UC), Jaime Albino Ramos, disse hoje à agência Lusa que a "invasão" daquelas aves pode dever-se ao maior rigor do Inverno que se verifica nos países de origem.
"O aumento do frio pode ter contribuído para uma maior presença dessas aves em Portugal", admitiu, indicando que o congelamento das grandes superfícies de água doce do Norte obriga-as a procurar alimento nas regiões mais temperadas do continente europeu, ou mesmo no Norte de África.
Ao longo da estrada da Beira (EN-17) e do rio Ceira, afluente do Mondego, nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo, Lousã e Góis, podem agora ser vistos estes pássaros pretos com aparência primitiva, sobrevoando as encostas de xisto, entre eucaliptos, pinheiros e mimosas.
Jaime Albino Ramos salientou que o corvo-marinho ("Phalacrocorax carbo") integra a ordem dos Pelecaniformes e possui membranas interdigitais que lhe permitem mergulhar em busca de peixes, a base da sua alimentação.
Segundo o investigador, trata-se "um bicho um pouco generalista", que nidifica no Norte da Europa e migra para o Sul quando chega o tempo frio.
Uma funcionária de um restaurante da estrada da Beira confirmou o que a agência Lusa verificou na zona, desde a semana passada: o número de corvos marinhos é "muito superior" ao de anos anteriores, quando se encontravam algumas destas aves aquáticas próximo do rio Ceira.
No Inverno, segundo o investigador de Ecologia do Departamento de Zoologia da UC, "é normal encontrar corvos-marinhos" em Portugal "onde há peixe em abundância", designadamente nas grandes barragens do interior e nos estuários dos rios.
"Os não reprodutores - até aos quatro ou cinco anos de idade - ficam geralmente nas zonas temperadas onde passam o Inverno", acrescentou.
Nos últimos anos, têm sido encontrados alguns corvos-marinhos no Parque Verde do Mondego, em Coimbra.
"É uma espécie cuja população tem aumentado na Europa, onde é uma espécie protegida", referiu.
O especialista em aves marinhas lembrou que a multiplicação da espécie tem-se traduzido numa redução das reservas piscícolas, incluindo ataques às explorações de aquacultura dos mares do Norte.
Jaime Albino Ramos aludiu a conflitos com comunidades piscatórias da Holanda e outros países da União Europeia (UE).
"Os corvos-marinhos mergulham e perseguem os peixes debaixo de água", sublinhou.
Com uma aparência primitiva de réptil, devido ao longo pescoço, são vistos por alguns povos como aves sinistras e podem ingerir uma quantidade de peixe superior ao peso do seu corpo, mas, diariamente, ingerem pelo menos 400 a 600 gramas de comida.
Em 2008, o Parlamento Europeu defendeu a promoção de um plano de gestão sustentável das populações de corvos-marinhos à escala europeia.
Estima-se que, anualmente, os corvos-marinhos consumam pelo menos 300 mil toneladas de peixe nas águas da UE.
CSS.
Lusa/Fim

Sem comentários: