Ao longo da jornada, foram saindo uns peixitos, que foram sendo devolvidos sem registo,pois o seu tamanho não o justificava.
Então num lançamento mais longo, para junto de uma entrada de agua,zona com alguma corrente e agitação,sinto um toque, a que respondi com uma ferragem rápida, mas ao trazer o peixe noto que não é um peixe normal, não dá luta, apenas noto alguma traçao.
Chego a pensar que apenas trago algas presas nas fatechas do jerck.
Mas quando chega perto,e vejo o que trago agarrado na amostra sustenho a respiração,Não pode ser!!! nestas águas? já cá chegaram? Mas era mesmo,provavelmente o primeiro lúcio perca capturado no baixo Mondego.Pelo menos até hoje não eram conhecidos relatos de que tal tivesse acontecido.
Agora têm quem lhes dê caça, coitados dos achigas e das carpas .
Fica registado o dia 26/07/2012 como o dia em que provavelmente foi capturado o 1º.
Boas pescas.
4 comentários:
E esse é já deste ano, a menos que o tivessem acabado de levar pois pelo tamanho tem muitos poucos meses, vamos ver daqui para a frente.
Boas pescas
mais um rio contaminado com o lucio perca.Pode ser que as populações existentes no rio se adaptem.Aqui no rio Vouga já existe uma grande população de lucios perca, mas o tamanho é sempre pequeno, e não se registou queda nas populações de Achigã, carpa,barbo, taínha....pelo contrario, nunca vi o rio com tanto achigã
Na zona onde foi capturado há uma verdadeira praga de taínhas,pode ser que os achigas escapem.
tambem na zona nunca tinha presenciado uma população tão grande de achigas pequenos.
Pode ser um bom pronuncio.Ou não!!!
Ola Artur, pode registar essa ocorrencia do Lucio perca no baixo mondego no site biodiversity4all contribui para uma base de dados nacional de observacoes e biodiversidade. Obrigado
Filipe Ribeiro (fmvribeiro@gmail.com)
Enviar um comentário